teclas especiais

Descrição

No Linux, existem algumas combinações de teclas que podem ser usadas pelo usuário na execução de suas tarefas. Abaixo, são listados alguns exemplos.

TAB

A tecla TAB completa a digitação dos comandos e/ou aplicativos do sistema. Por exemplo, digite makew e tecle TAB. O Linux irá completar o comando para makewhatis(caso exista este comando no seu sistema). Se você digitar apenas make e pressionar duas vezes a tecla TAB, o Linux fornecerá a lista dos comandos e aplicativos que começam por make.

CTRL+ALT+ ou CTRL+ALT-

Se você configurou mais de uma resolução da tela dentro do X-Window, é possível alternar entre estas configurações usando as teclas CTRL+ALT+ ou as teclas CTRL+ALT-.

Os sinais de “+” e de “-” são do teclado numérico.

CTRL+ALT+DEL

Ao pressionar as teclas CTRL+ALT+DEL, em conjunto, o sistema será reinicializado. Para evitar que qualquer usuário possar reinicializar o sistema, deve-se criar o arquivo /etc/shutdown.allow com o nome dos usuários que possuem autorização para rebootar a máquina.

O script com a configuração destas teclas é o /etc/init/control-alt-delete.conf.

ALT+Fn

As teclas ALT+Fn permite a navegação no modo texto entre as consoles virtuais da máquina, onde Fn é uma tecla de função. Por exemplo, ALT+F1 mostra a console virtual 1 e ALT+F3 mostra a console virtual 3.

CTRL+ALT+Fn

O conjunto de teclas CTRL+ALT+Fn permite a navegação no modo gráfico entre as consoles virtuais da máquina, onde Fn é uma tecla de função. Por exemplo, CTRL+ALT+F1 mostra a console virtual 1 e CTRL+ALT+F3 mostra a console virtual 3.

 

Sumário      |      Topo