Descrição
O root é o usuário com maior nível de autorização dentro do Linux. Por exemplo, o root pode criar novos usuários, remover usuários, alterar a configuração do sistema, etc.
Observações
- Na distribuição Ubuntu, se um usuário pertence ao grupo sudo, ele pode executar tarefas e/ou comandos como root nas duas formas descritas abaixo.
sudo fdisk -l
e depois fornecer a própria senha.
sudo su
e fornecer em seguida a própria senha. A partir da autenticação, não há mais necessidade de usar o comando sudo, pois o usuário passa a ser tratado como root pelo sistema. Para retornar ao ambiente de usuário comum, basta digitar exit.
- Para descobrir quais os usuários que estão no grupo sudo, basta verificar o arquivo /etc/group. Por exemplo, a linha abaixo mostra uma configuração onde dois usuários, maria e pedro, estão no grupo sudo.
sudo:x:27:maria, pedro
- Para incluir um usuário no grupo sudo, use o comando addgroup. Abaixo, é mostrado um exemplo onde o usuário aluno ganha a permissão de executar qualquer comando como root.
sudo addgroup aluno sudo
- Outra forma de permitir que um usuário execute algumas (ou todas) tarefas como root é alterando o arquivo /etc/sudoers.