bg [num]
Descrição
Este comando faz com que um processo (identificado por num), que está sendo executado em primeiro plano, passe a ser executado em segundo plano.
Exemplos
- Suponha que o comando abaixo é digitado.
xcalc
Neste caso, uma calculadora é aberta e o terminal fica preso ao aplicativo. Para suspender a execução e liberar a linha de comandos, basta digitar CTRL+Z. O problema é que não é possível continuar a usar a calculadora. Podemos então digitar
bg
A calculadora volta então a ser executada sem prender o terminal.
- Podemos também inicializar um programa/comando em segundo plano usando o caractere &. Por exemplo,
xcalc &
faz com que a calculadora seja inicializada em segundo plano e portanto, o terminal em que o comando foi digitado continua livre para receber novos comandos.
Observações
- Caso o número do processo não seja fornecido, o sistema assume que o processo a ser colocado em background é o último processo que foi suspenso pelo usuário.
- O comando jobs pode ser usado para verificar a identificação do processo que se deseja colocar em background (quando existem vários processos suspensos).
- A grande vantagem em se colocar um processo em background é deixar o terminal livre para a entrada de outros comandos, ou seja, o processo está sendo executado, mas ele não está alocado a um terminal.
- O comando fg faz com que um processo seja executado em primeiro plano.
- O comando ps fornece informações sobre os processos em execução.
- O comando bg é um comando interno do shell sendo usado.Para maiores informações, digite na linha de comandos do Linux:
help bg